Saiba a diferença entre Hard Rock e Heavy Metal

Quem gosta de música e costuma acompanhar as tendências, deve ter notado que, por vezes, surgem ritmos parecidos.

Estes tipos de música podem se confundir, mas basta uma boa pesquisa para diferenciar os estilos. Quem gosta de rock, por exemplo, já deve ter se perguntado qual a diferença entre Hard Rock e Heavy Metal. Você sabe qual é? Confira o texto a seguir e entenda mais sobre a dualidade:

Hard Rock

Até para os especialistas da música e fãs de rock, pode ser um pouco difícil diferenciar o Hard Rock do Heavy Metal. Mas vale enfatizar que há sim alguns pontos distintos que tornam os dois tipos de rock únicos.

Começando pelo Hard Rock, que tem origem e história única. O estilo musical tem grande influência do rock psicodélico e do tão aclamado blues. Em relação a parte vocal do ritmo, vale lembrar que o Hard Rock vai apresentar tons mais agudos.

Quanto ao instrumental, o estilo abusa dos solos de guitarra, tendo o instrumento sempre presente em suas músicas.

Muitas pessoas consideram os solos do Hard Rock como complexos indispensáveis.

O grande marco deste tipo de rock surgiu junto com o lançamento de um álbum dos The Kinks, por volta de 1964. O álbum trouxe uma mistura entre o já famoso rock clássico e a sutilidade do blues.

Com o tempo, os grandes guitarristas da época começaram a aderir ao estilo e a acrescentar outros tons de rock, como o acid rock, por exemplo.

Vale destacar também a letra destas novas músicas que surgiram após o ponta pé inicial do The Kinks. Se antes, o rock era mais voltado para sexo, drogas e rebeldia, o Hard Rock passou a abordar temas considerados mais adultos, como a paz mundial e ilusões amorosas.

Heavy Metal

Enquanto o blues se misturava suavemente com os solos do Hard Rock, o Heavy Metal trouxe solos mais longos e pesados. O estilo é conhecido por ter um desempenho mais ágil.

Além da guitarra e da presença forte da bateria e do baixo, o Heavy Metal trouxe voais grossos para a música. O destaque na época foi para o grupo Black Sabbath.

No geral, o Heavy Metal só passou a ter verdadeiro sucesso nos anos 70. O avanço permitiu o surgimento do trash metal, muito bem representado pela banda Metallica.

No Brasil, o estilo musical pode ser ligado a banda Sepultura, que segue os tons vocais e som acelerado do Heavy Metal. Os subgêneros deste tipo de rock resumem-se ao Metal.