Confira quais são os cursos de graduação mais concorridos

Está pensando em começar a sua graduação? Bem, quem participou ou vai participar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), já deve ter se perguntando quanto vai precisar tirar para passar no curso dos seus sonhos.

Algumas graduações exigem uma pontuação bem alta dos candidatos e por isso, chamamos esses cursos de concorridos. Sendo assim, essas são as formações mais difíceis de acessar. Leia o texto abaixo e veja as mais concorridas:

Em primeiro lugar, é importante entender o porquê dessa concorrência. Quando os estudantes aplicam para determinado curso, estão ajudando a gerar a nota de corte do mesmo.

Como você deve saber, o estudante deve acessar, de acordo com as regras, o SISU ou o Prouni. O primeiro, é referente ao Sistema de Seleção Unificada e o segundo, referente ao Programa Universidade para todos.

Serão esses sistemas os responsáveis por determinar o ponto de corte das graduações. Quanto maior a nota dos estudantes, mais difícil é ingressar naquele curso, o mesmo vale para o vestibular interno.

Agora que você já sabe como funciona a disputa de vagas em programas como o SISU e o PROUNI, vamos falar sobre as formações mais concorridas em algumas regiões:

Medicina

No geral, a nota de corte pode ser mais alto para um estado do que para outro. É o caso de quem vai optar pela Universidade de São Paulo (USP), que no ano passado obteve nota de corte equivalente a 858,44 pontos para Medicina.

A nota de corte vestibular USP 2020 só poderá ser estabelecida no próximo ano, mas podemos considerar as médias anteriores para saber quanto é necessário tirar para garantir a sua vaga.

Engenharia 

A concorrência para o curso de Engenharia foi semelhante em quase todas as regiões e a USP também obteve uma das maiores notas de corte do país para a formação. A média fica alta , inclusive para instituições que não aderiram ao sistema do Enem, como é o caso da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. A expectativa é que a nota de corte vestibular UERJ 2020 seja uma das mais altas.

Direito

O curso de Direito mantem a tradição de ser um dos mais procurados, assim como um dos mais difíceis de ingressar. Em 2018, foram registradas 146.001 inscrições no curso.

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia da Computação é um dos mais promissores para o próximo ano e por isso, muitos estudantes passaram a procurar por ele.

E quem vai optar por essa formação, deve saber que ela também é uma das mias concorridas. Para Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a média de aprovação ficou acima dos 800,00 pontos.